Protoboard 170 - Fonte 5V com o LM7805

Montagem de uma fonte 5VDC em uma protoboard 170 furos.

Este post se destina ao usuário iniciante, não vou discutir aqui a aquisição de uma fonte de bancada, sua necessidade em se tratando de um laboratório, o que quero enfatizar é que qualquer um pode montar sua fonte e utilizar em seus projetos sem grandes investimento de maneira divertida e no melhor estilo DIY.

Um do grandes problemas ao desenvolver um projeto, e refina-lo em uma protoboard é sua fonte. Exitem vários modelos no mercado para acoplar diretamente na protoboard, é uma boa solução se seu intuito é apenas didático, mas quando se desenvolve protótipos em que necessitamos de vários testes, remontagens e principalmente espaço na protoboard, observamos que isto se torna inviálvel.

O ideal é separarmos em módulos, e em mais de uma protoboard, em geral eu monto uma fonte em uma protoboard 170 furos (hoje tenho uma externa que comprei em kit DIY...). O microcontrolador com debug, sinal de rx/tx e power (via led) em outra e finalmente o acionamento ou sensoriamento em uma protoboard de 400. A partir dai, efetuo testes e verifico cada etapa do projeto, se o cliente quer agregar mais uma função, por exemplo adiconar um senor de temperatura, fica muito fácil implementar/agregar mais este sensor ao projeto.

Vou ensinar aqui a montar uma fonte simples na protoboard de 170 furos que pode ser utilizada no desenvovimento de diversos projetos. Você pode, de acordo com a necessidade utilizar outros reguladores com outros valores utilizando-se da mesma montagem, por exemplo um LM7809 para 9V, um LM1117 para projetos que requeiram 3,3V, a exemplo do ESP8266.

Passo 1: Lista de materiais


  • Uma fonte externa 9V ou 12V, 500mA (recomendável 1A) com plug jack P4;
  • Um Regulador de Voltagem LM7805, este regulador pode ser alimentado com uma tensão entre 7~35VDC e sua saída será regulada em 5V;
  • Um Coector Jack fêmea P4;
  • 2 capacitores cerâmicos, 0.33uF e 0.1uF (se você desejar, pode utilizar dois capacitores eletrolíticos de 10uF).
  • Um LED 5mm de qualquer cor;
  • Um Resistor 330ohm;
  • Uma Protoboard 170 furos.


Passo 2: A montagem

Diagrama do circuito.


Os reguladores de tensão na forma de circuitos integrados de três terminais estão presente nos projetos de fontes de alimentação para circuitos de pequena e média potência. Os tipos da série 78XX que podem fornecer tensões de 5 a 24 volts tipicamente com corrente de 1 ampère.

Descrição Técnica:

  • CI Regulador de Tensão 7805 (datasheet);
  • Fabricante: ST;
  • Encapsulamento: TO 220;
  • Part Number: L7805CV.


Pinagem:

  • Pino 1 esquerdo: Input (entrada)
  • Pino 2 central: GND (Ground)
  • Pino 3 direito: Output (saída)


Você deve inserir o capacitor de 0.33uF entre o Input e o pino GND (Ground), e o capacitor de 0.1uF entre o Output e o Ground. Observe o desenho esquemático para sua montagem.

Agora adicone o LED colocando o resistor 330ohm em série entre o peni Groundo do LM7805 e o pino Ground do LED.



Montagem final.


Passo 3: Teste de montagem e saída

Utilização da fonte e testes de saída.

Após a montagem do circuito, e antes de sua utilização, é importante verificarmos se sua saída está correta, regulada em 5VDC, para isto basta utilizarmos um multimetro e efetuar a medição do circuto. Na foto podemos observar que foi colocado tambem um fusível para evitar curto circuito, em minhas montagem eu costumo colocar um diodo 1N4001. Com jumper efetuamos a conexão entre nossa fonte e a proxima etapa do circuito.


Autor: http://www.instructables.com/
Colaboração Loja Virtual: Robohelp

Se você quer aprender mais sobre Eletrônica, 
Microcontroladores, Arduino, Raspberry Pi e ESP8266

Visite nossa Biblioteca Virtual completa para download gratuito clicandoaqui...

Comentários