Linux - 5 coisas que pode fazer com o seu computador antigo


Com a evolução da tecnologia, os computadores acabam por ficar desatualizados, uns mais rapidamente que outros, dependendo do hardware que possuem. Consequentemente, alguns são colocados de parte, outros enviados para a sucata. Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer 5 coisas que pode fazer com o seu computador antigo.

A segunda vida do seu velho computador acontece quando nele instala uma distribuição Linux. Estes sistemas podem ser tão leves, dependendo do ambiente gráfico escolhido, que proporcionam um consumo computacional bastante inferior quando comparado a outros sistemas. Veja aqui alguns cujos ambientes gráficos são mais leves, e aqui, mais pesados.

1) Servidor de ficheiros

Verdade será dizer que o mercado, hoje, oferece imensas soluções para que possa armazenar os seus ficheiros. No entanto, se gosta de ter uma coisa sua, pode criar um servidor para guardar os seus documentos, imagens, vídeos, etc., e/ou fazer dele um centro de backups. Esta opção não exige muito processamento, além disso, pode facilmente partilhar os ficheiros numa rede local.

Ora, o que acaba por ser relevante aqui é a capacidade de armazenamento do disco rígido e uma placa de rede Gigabit, preferencialmente, para que os dados sejam transferidos pela rede mais rapidamente em comparação com uma placa inferior. Em relação ao software para o efeito, como sugestão indicamos o Samba. Através dele, é possível partilhar ficheiros, impressoras e controlar o acesso a determinados recursos da rede. Se preferir algo virado para a cloud, pode utilizar o Nextcloud.

2) Servidor de impressão

Esta opção pode conjugar uma impressora antiga USB e o seu velho computador. Se tem uma impressora relativamente recente, provavelmente não faz qualquer sentido, uma vez que elas possuem wireless. Outra situação, grande parte dos routers possuem pelo menos uma porta USB, o que permite, eventualmente, ligar uma impressora e partilhá-la na rede.

Se não tem nem uma coisa, nem outra, sem grandes recursos de hardware, pode perfeitamente partilhar uma impressora na rede, permitindo acesso a vários utilizadores. O CUPS (Common Unix Printing System) é um sistema de impressão modular para distribuições Linux, sendo esta a nossa sugestão.

3) Media Center

Esta deve ser, talvez, a opção mais escolhida pelos utilizadores. Se disco rígido do seu computador antigo não tiver grande capacidade de armazenamento, pode sempre optar por colocar todo o conteúdo multimédia num disco externo, ou eventualmente numa NAS (Network Attached Storage). O Kodi, poderoso software para reprodução, organização de conteúdo, é o sugerido. Este, consegue ler sem qualquer problema ficheiros multimédia partilhados na rede.



Além de ser gratuito e de código aberto, permite assistir a filmes, programas, podcast, e outras fontes da internet através de add-ons. Existe uma infinidade deles disponíveis para as mais variadas áreas, desde legendas, vídeos, imagens, entre outros.

4) Emulador de consola de jogos

Se é amante de jogos retro, saiba que pode transformar o seu computador antigo num emulador, capaz de correr jogos da Nintendo 64, Playstation 1, PSP, SNS, Gameboy, etc. Para tal ser possível, terá que utilizar uma distribuição Linux adequada para o efeito, chamada Lakka.



Otimizada, possui uma interface única, semelhante à da Playstation 3, o que faz com que em momento algum seja necessário utilizar teclado ou rato, uma vez que identifica de forma automática os controlos dos comandos PS3, PS4, XBOX 360, entre outros, permitindo que o controlo seja feito com o joystick.

5) Testes de intrusão (Pentesting)

Finalmente, outra utilidade que lhe pode dar é, através da distribuição Kali Linux, realizar testes no âmbito da segurança informática, e auditorias, a fim de descobrir eventuais falhas. Este sistema é utilizado por estudantes e especialistas em segurança informática, bastante conhecido pela comunidade IT.


A sua utilização requer algum conhecimento e domínio dos sistemas Linux, redes, programação, e deverá ser utilizada com moderação, não com a finalidade de hacking.

Estas foram apenas 5 sugestões sobre como dar uma nova vida à sua velha máquina, quem sabe não tenha ainda muito para dar. Deixe nos comentários outras propostas que lhe confiram uma segunda vida.


Autor: Por Diogo Gaspar para Pplware.com
https://pplware.sapo.pt/linux/linux-5-coisas-computador-antigo/
Colaboração Loja Virtual: Robohelp

Se você quer aprender mais sobre Eletrônica, 
Microcontroladores, Arduino, Raspberry Pi e ESP8266

Visite nossa Biblioteca Virtual completa para download gratuito clicandoaqui...

Comentários